Portal dos Dragões
·17 November 2024
Portal dos Dragões
·17 November 2024
Wendell está a chegar ao fim do seu ciclo no FC Porto, sendo incerto se a sua saída se concretizará durante a janela de transferências de janeiro ou apenas no final da época, momento em que a sua ligação contratual se extinguirá. O internacional brasileiro apenas teve 47 minutos de jogo, repartidos por duas partidas, nesta temporada, um desempenho que está muito aquém do que se esperava de um atleta que, nas duas últimas épocas, teve um papel significativo na equipa.
Além de algumas questões físicas que limitaram a sua participação, como a lesão que sofreu no jogo da Taça de Portugal contra o Sintrense, na qual teve de ser substituído ainda na primeira parte, existem outros fatores que têm afetado a sua evolução e que desagradam a estrutura do Porto, como a falta de atitude e de compromisso com os objetivos do grupo orientado por Vítor Bruno.
Segundo as informações divulgadas hoje na imprensa nacional, o lateral-esquerdo tinha grandes expectativas para esta época, que não incluíam a continuidade no FC Porto, razão pela qual a SAD, ciente do risco que representava o início do último ano de contrato, mostrou-se aberta a propostas para o jogador. Aliás, o próprio Wendell, ao partir para a concentração na Copa América, deixou o seu futuro em aberto: “Estou concentrado e focado na seleção brasileira e espero fazer um grande trabalho. Depois teremos uns dias de férias e aí vamos pensar no que vai acontecer…”
É um facto que Wendell regressou ao Porto, mas em um nível inferior ao que apresentava em maio. Não se afirmando como opção desde o início da época, o brasileiro causou um problema a Vítor Bruno na lateral esquerda da defesa, devido à lesão prolongada de Zaidu. O treinador teve de recorrer, inicialmente, a Martim Fernandes e, depois, de forma mais frequente, a Galeno. Isso levou a SAD a avançar de forma decidida para a contratação de Francisco Moura, que se revelou uma escolha acertada.
A situação de Wendell no Dragão parece ser irreversível, o que torna a sua renovação impossível nesta fase, dada a sua falta de rendimento, algo que contrasta claramente com outros titulares que passaram pelo FC Porto nos últimos anos e que se destacaram na época de despedida, alguns com números de grande relevo.
Neste contexto, surge uma oportunidade no início do ano, com a reabertura do mercado. O experiente lateral tem clubes interessados no Brasileirão (Grémio Porto Alegre e Cruzeiro) e a SAD veria com bons olhos uma possível transferência, de forma a obter uma compensação (ainda que pequena) financeira. Caso isso não se concretize, Wendell pode decidir continuar no FC Porto até ao fim da época e sair com o passe na mão, a custo zero, embora isso implique uma travessia no deserto.