Leonino
·29 Oktober 2024
Leonino
·29 Oktober 2024
João Simões, médio-centro da equipa B do Sporting, pode ser o escolhido para render Nuno Santos, que vai parar por lesão. O jornal Record falou com Luís Dias e Bernardo Bruschy, dirigentes que se cruzaram com o jovem jogador nas camadas jovens dos leões.
Luís Dias acompanhou o jogador nos primeiros passos que deu no Clube de Alvalade, com apenas 11 anos. Iria mudar-se aos 14 anos para a Academia de Alcochete. Sobre João Simões, disse: “Ele já tem atuado como extremo direito ou extremo esquerdo, embora numa zona mais interior do terreno, quer na equipa B quer na Youth League (...) A posição em que ele pode render mais é na de Morita. É um médio centro com transporte de jogo, que tem muita qualidade no último passe e que também aparece bem em zonas de finalização”
Sobre as características físicas e técnicas do jogador, partilhou o seguinte: “Do ponto de vista físico, é um jogador que, pela idade que tem [apenas 17 anos], tem uma disponibilidade motora muito grande. Tem um raio de ação muito grande. É esquerdino, mas consegue utilizar bem o pé direito em ações de receção e passe (...) A parte mais forte do João é a sua capacidade mental. Como sublinhou Rúben Amorim, é muito inteligente. De realçar também a sua personalidade competitiva - é muito exigente com ele próprio”.
Bernardo Bruschy também se cruzou com o jogador na formação do Sporting. Destacou a maturidade do jovem jogador: “Aquilo que destaco é a sua maturidade e o seu sentido de responsabilidade (...) Desde cedo, demonstrou uma capacidade de aprendizagem e gosto por ouvir as indicações que lhe chegavam".
Sobre as características de João Simões, adicionou o seguinte: “Onde se sente mais confortável é na posição 8 ou a médio-centro. Tem um raio de ação muito grande, gere muito bem os ritmos de jogo, sente-se bem a jogar no corredor central, embora na equipa B e na Youth League já tenha sido utilizado nas laterais. E no seu percurso na formação também jogou algumas vezes como defesa-esquerdo". Na opinião de Bernardo Bruschy, o Sporting faz bem em apostar na formação: “Esse é o ADN do clube. Formar para servir a equipa A. Tem que potenciar-se ao máximo o talento das academias que existem em Portugal e o Sporting, felizmente, têm-no feito com sucesso”.