MundoBola Flamengo
·22 Mei 2025
Flamengo declara ausência em eleição para presidência da CBF; entenda

MundoBola Flamengo
·22 Mei 2025
O Flamengo não vai participar do processo de eleição para o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na noite da última quarta-feira (21), uma nota publicada por 21 clubes — incluindo o Mais Querido — informou que seus representantes não estarão no pleito.
A eleição vai coroar Samir Xaud como novo presidente da CBF, já que o cartola da Federação Roraimense de Futebol angariou o apoio de 25 federações e dez clubes. Ele será o sucessor de Ednaldo Rodrigues.
De acordo com os critérios de votação, que dão peso 3 aos votos das federações, 2 aos clubes da Série A e 1 aos times da Série B, Xaud já tem os votos necessários para ser eleito.
Assim, o grupo de 21 clubes garantiu que não vai votar no futuro presidente e ainda informou que todos os integrantes estarão ausentes na eleição, prevista para este domingo, como forma de protesto.
Na nota, os clubes indicam insatisfação com a condução do processo, considerado apressado, e se colocam à disposição para conversar com as novas lideranças da CBF em torno de mudanças.
"O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade. Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor", diz trecho da nota oficial.
A lista de clubes que assinaram o documento tem: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, chegou a indicar que concorreria e até conseguiu apoio de alguns clubes, mas Samir Xaud rapidamente conquistou o que precisava para ser eleito.
No último fim de semana, o presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, teve um encontro com Samir Xaud em que expôs mudanças que vê como necessárias no Brasil. O próprio critério de peso eleitoral é um deles.
"SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor."
Desta forma, os 21 clubes que assinaram o documento não contabilizarão votos para o pleito na CBF. Por outro lado, dez times vão apoiar Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
Outros nove apoiavam a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, mas com a retirada, não se pronunciaram oficialmente sobre os novos movimentos. São eles: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Ceará, Ferroviária, Red Bull Bragantino, Vila Nova e Vitória.
A questão é que, com o apoio angariado por Xaud, os votos dessas equipes se tornaram obsoletos, incapazes de mudar os rumos da votação. Por fim, o Athletic, de Minas Gerais, se posicionou de forma neutra e não declarou apoio a ninguém. Da mesma forma, não assinou o documento de ausência.
Enquanto vê a eleição se desenrolar na CBF, o Flamengo se prepara para o próximo compromisso do Campeonato Brasileiro, contra o Palmeiras, neste domingo. No Allianz Parque, a bola rola às 16h (horário de Brasília).