
Central do Timão
·21 maggio 2025
Corinthians é o clube do G-4 Paulista que mais mexeu na base desde 2024; confira levantamento

Central do Timão
·21 maggio 2025
Na última sexta-feira, 16, durante coletiva na Neo Química Arena, o presidente o Corinthians Augusto Melo falou sobre a política de contratações da sua gestão para as categorias de base. Ele minimizou o fato de já ter contratado 87 atletas para as categorias Sub-17 e Sub-20, ponderando que “mais de 50” jogadores deixaram a base no mesmo período.
Segundo o mandatário alvinegro, os jovens que chegam ao Parque São Jorge são fruto de uma negociação que é tratada pela diretoria como “participação”, e não contratação, onde se dariam “oportunidades”, num prazo entre seis meses a um ano, para que o atleta mostrasse seu potencial. Mas esse modelo encontra paralelo nos principais rivais do Corinthians? E em campo, vem mostrando resultados práticos?
Foto: Reprodução
Para responder estas perguntas, a Central do Timão fez um extenso levantamento sobre as contratações e dispensas promovidas pelos quatro grandes clubes paulistas (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) desde o começo de 2024. E os dados mostram que nenhum clube mexeu tanto em seus elencos do Sub-17 e Sub-20 quanto o Corinthians.
O Alvinegro foi responsável por 87 contratações e 56 dispensas no período citado. Como consequência destes números, ainda é possível afirmar que os elencos das duas categorias “inchou” em 31 atletas. Por sinal, o Timão é o único dos clubes pesquisados a ter um saldo positivo neste cálculo – todos os seus rivais mais dispensaram que contrataram jovens.
O Palmeiras, por exemplo, trouxe 58 atletas e dispensou 64 no mesmo período, um saldo negativo de seis jogadores. Já o Santos integrou 42 jovens e se desvinculou de outros 51, um saldo negativo de nove atletas portanto. O São Paulo, por fim, contratou 36 jogadores e dispensou outros 46, com saldo negativo de dez atletas ao todo.
Por sinal, justamente o São Paulo, a equipe que menos mexeu na sua base, foi a que colheu mais frutos nas competições disputadas desde então. O clube chegou em cinco finais nos nove torneios disputados, conquistando dois títulos (Copa do Brasil Sub-20 de 2024 e Copa São Paulo de 2025) e sendo vice três vezes (Paulista Sub-17 de 2024, Paulista Sub-20 de 2024 e Copa do Brasil Sub-17 de 2024).
O Palmeiras, por sua vez, chegou a quatro decisões nos oito torneios que disputou, com um título conquistado (Brasileirão Sub-20 de 2024), além de três vices (Brasileirão Sub-17 de 2024, Copa do Brasil Sub-20 de 2024 e Copa Libertadores Sub-20 de 2025). Já o Santos atingiu somente uma final em sete competições disputadas, conseguindo vencer (Paulista Sub-17 de 2024).
Em comparação, o desempenho do Corinthians não se destaca, com o time tendo chegado a apenas duas finais nos sete torneios disputados, vencendo uma (Copa São Paulo de 2024) e perdendo outra (Copa São Paulo de 2025). Vale lembrar, porém, que a Copinha de 2024 foi conquistada pela comissão técnica e elenco já formados no clube antes da posse do presidente, que assumiu o mandato um dia antes da estreia do time na competição.
Veja Mais: