Coritiba reforça conscientização sobre violência contra a mulher em palestra para jovens atletas | OneFootball

Coritiba reforça conscientização sobre violência contra a mulher em palestra para jovens atletas | OneFootball

Icon: Coritiba

Coritiba

·31 ottobre 2024

Coritiba reforça conscientização sobre violência contra a mulher em palestra para jovens atletas

Immagine dell'articolo:Coritiba reforça conscientização sobre violência contra a mulher em palestra para jovens atletas

Como parte de uma série de ações educacionais promovidas pela área de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO) e pela equipe psicopedagógica das categorias de base, o Coritiba realizou, na última quinta-feira (24), uma palestra sobre violência contra a mulher para os atletas da categoria Sub-17. O evento, que aconteceu no espaço Alma Guerreira, contou com a presença do Major Emerson Ferreira da Silva, da Soldado Ana Paula Beor dos Santos, do Soldado Ricardo Humberto Pereira Campos e do Cabo Cleverson Pereira dos Santos, que compartilharam conhecimentos, dados e experiências sobre o tema.

A palestra, intitulada “De Homem para Homem”, integra o programa Mulher Segura, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, que busca engajar o público masculino no combate à violência contra a mulher. A discussão abordou temas muitas vezes considerados tabus entre os homens, visando quebrar padrões de comportamento que, erroneamente, podem normalizar atitudes violentas.


OneFootball Video


Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública de 2023, o Brasil ainda enfrenta altos índices de violência contra a mulher: são registrados, em média, 18 feminicídios por semana, e aproximadamente 1,4 milhão de mulheres foram vítimas de agressão física no ano passado. Esse cenário ressalta a importância de iniciativas como essa, que ajudam a formar uma geração mais consciente e responsável.

A gerente de DHO do Coritiba, Ana Paula Bonato, destacou o papel do setor em se aproximar de todas as áreas do clube, especialmente dos jovens atletas das categorias de base. “É fundamental que esse tipo de debate esteja presente no dia a dia dos nossos jovens que estão em formação, temas que são pertinentes à idade e que contribuem para o desenvolvimento social deles. A prevenção e a educação são caminhos essenciais para uma transformação social positiva”, afirmou Ana.

Além da palestra sobre violência contra a mulher, o Coritiba vem promovendo ao longo do ano outros encontros com temas sociais relevantes, como racismo, saúde mental, educação financeira e nutrição. Vanessa Aniceto, pedagoga do clube, comentou a importância de trazer especialistas para conversar com os atletas. “Ter profissionais qualificados, que lidam com essa realidade no dia a dia, permite que nossos jovens compreendam o que é a violência física, sexual e psicológica, e o impacto que isso traz tanto para a sociedade quanto para a vida das pessoas envolvidas”, explica Vanessa.

Para o atleta Sub-17, Arthur Daniel, entender a gravidade desse tema é essencial. “Isso nos ajuda a proteger as mulheres que amamos e a ser mais conscientes de nossos atos”, afirma Arthur.

Visualizza l' imprint del creator